Transmutation News Dezembro de 2014
Esta é a altura do ano em que mais se fala em dar e isso tem-me feito pensar no princípio de dar e receber. Na cultura ocidental, aprendemos que é melhor dar do que receber. E, a vários níveis, todos conhecemos as alegrias de dar incondicionalmente, sem expectativas de receber algo em troca. O gesto de dar é um verdadeiro ato de servir, seja a nível físico, emocional e/ou espiritual. Presentear os outros é uma verdadeira alegria!
Depois também há aqueles que deram sem limites, de forma a desenvolverem uma doença física e/ou emocional. Médicos e psicoterapeutas falam bastante em casos de pessoas com várias doenças como o cancro, que podem ter na origem a tendência de dar sem ser reabastecido. Por isso, tem-se provado que ser capaz de receber é uma das formas de cuidado pessoal que ajuda as pessoas a manterem-se saudáveis.
Quando observa a natureza, pode ver o equilíbrio do dar e do receber. A nossa inalação de ar enche as nossas células e alimenta o poder da nossa expiração. Se apenas expirássemos, não seria possível continuarmos vivos.
Quando vê as marés, há a maré cheia e a maré baixa. Nunca vê na natureza apenas uma delas.
A terra recebe nutrientes do sol, da chuva e dos ventos e isso fornece o necessário para produzir plantas que nos nutram.
Um jardim que receba cuidado físico e amor prospera de formas que podem parecer milagrosas.
Quando partilhamos gratidão e apreço, e quando honramos e respeitamos os outros e todas as formas de vida, entramos no princípio da reciprocidade. Recebemos de volta gratidão, apreço, honra e respeito.
Parece haver um equilíbrio que a vida nos ensina sobre como manter a nossa saúde e sentimentos de bem-estar. E, apesar de parecer ser dada tanta atenção ao serviço incondicional, pergunto-me se precisamos de voltar a olhar para quanto nos focamos em dar sem receber.
Dar e receber acontece de várias formas. Há muitos praticantes que dão e recebem numa variedade de níveis que alimentam o equilíbrio. Como experimentámos com a meditação do Quarto Interior de Luz (Notícias de Transmutação de Janeiro de 2014), há milhões de almas a trabalhar animadamente para estar ao serviço do planeta sem terem nenhum reconhecimento pelo que fazem. É um exemplo do amor incondicional. Ao mesmo tempo, o amor é partilhado quando irradiamos a nossa luz no mundo e é importante ter isso em conta e receber o amor que merecemos.
Começámos o ano com uma meditação/viagem para o Quarto Interior de Luz. Pode reler a newsletter de Janeiro de 2014 e repetir o exercício neste final de ano. É uma meditação poderosa e inspiradora.
É preciso equilíbrio para prosperar e ser saudável.
Passe algum tempo sentado em silêncio e respire, dando atenção à respiração. Sinta o fluxo natural enquanto inspira e expira. Há um fluxo e um equilíbrio necessários para sustentar a sua vida.
Se vive ao pé do mar ou de alguma fonte de água com mudança de marés, observe-as.
Pode meditar ou fazer uma viagem xamânica de se fundir com o oceano e sentir as mudanças de maré que ocorrem naturalmente. Elas nunca param. Faz parte da vida.
O sol nasce todos os dias e põe-se à noite.
A terra dá e recebe.
O ar recebe nutrientes e partilha-os com a terra e a água.
Passe algum tempo a contemplar e a meditar no fluir natural do dar e do receber. E faça algum trabalho de se fundir com um elemento que o chame, de forma a ter a sensação de dar e receber no seu corpo. Para se fundir com um elemento, simplesmente ponha a intenção de que quer aprender sobre ele, tornando-se nele próprio, enquanto medita ou faz a viagem xamânica. Quando a sua meditação ou viagem estiverem completas, use o poder da intenção para se libertar do elemento com o qual se fundiu. Regresse totalmente ao seu estado natural de consciência, sentindo-se enraizado e revigorado.
Quando sentir o fluxo natural, passe algum tempo a refletir sobre o seu próprio estado de equilíbrio. Contemple e reflita numa pequena mudança que possa fazer para equilibrar de novo a sua vida e, assim, sentir o fluxo do dar e receber na sua própria vida.
Em 1980 aprendi tarot durante muitos anos com a Angeles Arrien. Ela era uma excelente professora, que morreu na primavera passada. Angeles era uma antropóloga que estudou os símbolos transculturais e também se dedicou ao estudo do que está na origem dos estados de saúde e do bem-estar pessoal e das comunidades.
Um dos princípios que a Angeles ensinava no seu trabalho é que nunca se aprende realmente a dar, a menos que se saiba receber. Porque dar e receber são parte de um ciclo.
Onde é que você está nesse ciclo?
Pode ligar este trabalho com o que fizemos no mês passado, ao fundirmo-nos com a Lua. Porque nesse trabalho experimentou o poder da atração. É altura de atrairmos e absorvermos as energias do amor para que se sinta preenchido e saudável.
Também pode repetir a meditação/viagem xamânica para sentir o amor envolvido na sua criação e absorver o amor e a luz em todas as suas células. Você foi criado a partir do amor incondicional. Veio a este mundo para ser um vaso de amor incondicional. É muito importante alinhar a sua energia para que receba e dê amor incondicional num fluxo equilibrado.
Nos últimos meses encorajei-o a abrir-se ao verdadeiro poder das palavras, salientando o impacto que as palavras têm em nós a um nível físico. A palavra que surge quando faço uma viagem xamânica focada no receber é “convidar”. Quando recebe, convida as energias nutritivas da vida. Coloque uma intenção para “convidar” o que sente que o vai fazer sentir-se reabastecido.
Ao longo dos anos, tenho recebido muitas cartas e emails de partilha dos resultados do trabalho de Medicina para a Terra e das práticas que tenho partilhado na Notícias de Transmutação.
É um incentivo para o nosso trabalho vermos a mudança a acontecer em nós próprios e ouvirmos os outros dizerem como também se sentiram inspirados. Porque, apesar das nossas vidas e do nosso mundo continuarem a atravessar iniciações que nos conduzirão a encontrar o equilíbrio, é importante reconhecer os pequenos milagres do quotidiano e as mudanças que acontecem diariamente.
Sinto que seria um grande presente para a nossa comunidade se alguns de nós partilhassem uma pequena história sobre como a sua vida mudou ou beneficiou, de alguma maneira, com as práticas que tenho partilhado ou com a vossa prática diária em geral.
Seria apenas para a nossa comunidade e não seria usado de nenhuma outra forma. Se quer partilhar algo que nos inspire a todos, pode enviar-me um email para stories@sandraingerman.com (POR FAVOR: não utilize este email com nenhuma outra finalidade a não ser partilhar uma história inspiradora).
Eu sei que as pessoas andam muito ocupadas, mas escrever algo, por muito pequeno que seja, irá ser um extra ao que escrevo todos os meses. A minha intenção ao escrever a Notícias de Transmutação sempre foi inspirar os leitores a manter o nosso trabalho espiritual, independentemente do que está a acontecer no mundo à nossa volta. Tenho vindo a escrever a Notícias de Transmutação desde 2000. Agora convido-o a juntar-se a mim e a inspirar a nossa comunidade.
Nas minhas próprias viagens xamânicas tenho constatado a importância da dedicação para realizar as práticas espirituais e viver o trabalho espiritual. O mundo está a mudar tão intensamente que muitos entram em estado de desespero, medo e raiva.
Podemos ficar tão distraídos com a nossa vida quotidiana e com o que acontece à nossa volta.
Tendemos a perder facilmente o foco. Passe algum tempo a voltar a dedicar-se ao trabalho que está a fazer e a viver um caminho consciente de vida.
Lembre-se que aquilo que alimenta cresce. Continue a experimentar a profundidade e variedade dos seus sentimentos. Mas faça o seu trabalho de transformar a energia por detrás desses sentimentos e pensamentos para uma energia de amor e de luz que o alimenta, assim como aos seus entes queridos, a toda a vida e à terra. Escolha plantar sementes de amor, luz e inspiração.
Com tudo o que está a acontecer no mundo, chegou a altura de reforçar o nosso trabalho espiritual e juntarmo-nos como uma comunidade espiritual.
Abra o seu terceiro olho, como os verdadeiros xamãs têm feito desde o início dos tempos, e veja o que se passa no mundo através dos olhos do espírito, em vez dos olhos do ego e da personalidade. Ao mudarmos a nossa perceção, mudamos a nossa realidade.
A lua cheia é a 6 de Dezembro. Largue os pensamentos habituais e as distrações do dia-a-dia para viajar dentro de si. Sinta a luz interior das estrelas a preencher as suas células. Irradie essa luz e imagine-a a juntar-se com milhares de outras que irradiam as suas luzes enquanto tecem para a criação uma bonita rede dourada de luz que envolve a terra e flui através dela.
Se é um novo leitor de Notícias de Transmutação, por favor leia “Creating a Human Web of Light” na página principal.
O solstício é a 21 de Dezembro. Celebramos o começo do inverno no hemisfério Norte e o verão no hemisfério Sul. Como já escrevi anteriormente, quando celebramos o equinócio, há um bonito fluxo de uma estação na seguinte. As estações fluem umas nas outras.
Fiz uma viagem xamânica para uma cerimónia de solstício na qual podemos participar juntos. Bem sei que estará muito frio onde muitos de vocês vivem. Foi-me dito que cada um de nós deveria ficar de pé, ao ar livre, mesmo que seja por breves minutos. Fique de pé, com os pés na terra, pernas ligeiramente afastadas, e levante os braços abertos para o céu. Desta forma, ficará na postura de uma estrela de cinco pontas.
Faça algumas respirações profundas de limpeza. Inspire, retenha a respiração e expire. Conecte o bater do seu coração com a terra e sinta a sua conexão com o céu. Abra o seu coração à terra, ao céu, ao seu círculo, a toda a vida e ao planeta.
Imagine-se a trazer amor incondicional e luz que flui e irradia para fora. Absorva este amor e luz nas suas células. E sinta-os a fluir dentro da terra e através dela. Vamos elevar toda a vida neste dia. Vamo-nos juntar como um grande círculo de estrelas humanas.
Em cada ano eu encorajo-o a criar uma árvore de oração na sua comunidade onde as pessoas possam atar um laço (leve, à volta do ramo, para que continue a crescer), com uma oração, desejo ou bênção.
Há árvores de oração, bênçãos e desejos por todo o mundo que foram criadas pelas comunidades locais ao longo dos tempos.
Também pode levar uma taça para o seu local de trabalho e convidar as pessoas a colocarem nela preces, bênçãos e desejos.
Podemos voltar a envolver-nos com as práticas espirituais durante esta época do solstício e romper com o transe coletivo que apenas participa em ser um consumista e sente-se pressionado a comprar prendas nesta altura do ano.
Ensine aos outros o poder de se juntarem em comunidade para partilhar orações, desejos e bênçãos. Podem ser de natureza pessoal, em benefício dos outros e/ou para o planeta e todas as formas de vida.
Desta forma, todos participamos completamente no fluxo espiritual de dar e receber a partir de um lugar de amor, luz e paz.
Vamos, juntos, mostrar profunda gratidão e apreço por todo o trabalho de Sylvia Edwards (minha querida amiga e webmaster) e de todos os tradutores voluntários que levam a Notícias de Transmutação até vós. A Sylvia e os tradutores fazem-no como um ato de serviço porque gostam de ajudar a partilhar o trabalho com a comunidade global. Vamos partilhar com eles bênçãos e amor, que eles podem receber como recompensa por tudo o que têm dado.
Lena Anderheim – sueco
Fabio Braga – português do Brasil
Nello Ceccon – italiano
Ines Fermoso – espanhol
Sofia Frazoa – português
Dorota Goczal – polaco
Els de Graaff-van Meeteren and Sandra Koning – holandês
Eleni Evangelinou and Rallou Gromitsari – grego
Annie Idrissi – francês
Miriam Kisssova and Jan Lenc – eslovaco
Eva Ruprechtsberger – alemão
Tea Thum – finlandês
Simin Uysal – turco
Também incluímos nestes agradecimentos o nosso tradutor de farsi.
Agora, vamos juntar os nossos corações e ajudar cada um na nossa comunidade, envolvendo-nos uns aos outros em amor, enquanto nos focamos para sermos, juntos, uma luz no mundo.
Juntamos os nossos corações no amor e desejamos a todos um feliz solstício!!