Transmutation News Março de 2016

Mais uma vez, o tempo passa muito rápido e entramos, já este mês, numa nova estação de vida ao celebrarmos e honrarmos o Equinócio.

Nos últimos dois meses, recebi três pedidos de leitores da Notícias de Transmutação para falar sobre oração. Questionavam-se porque não escrevo mais sobre oração.

Jonh escreveu-me o seguinte:

Querida Sandra,

Fiquei aliviado ao ler, na última Notícias de Transmutação, que considera igualmente válidas, como práticas espirituais, a viagem xamânica e a meditação. Com o passar dos anos, tenho feito cada vez menos viagens xamânicas formais. Tenho uma prática diária que combina meditação com oração e conversar com todos os meus compassivos espíritos auxiliares é parte dessa prática. No entanto, tenho-me sentido como se fosse cobarde e/ou preguiçoso por não fazer viagens “verdadeiras” com tambor. E tenho sentido como se, de alguma forma, tivesse desiludido os vários professores de xamanismo (encarnados) que têm sido generosos comigo nos seus ensinamentos e orientação ao longo dos anos. Por isso, agradeço-lhe por me ter tirado um fardo de cima ao afirmar que a meditação é uma prática espiritual tão válida como as tradicionais viagens xamânicas.

Fiquei muito curioso que os seus comentários sobre meditação e viagens xamânicas não incluíssem nada sobre oração. Pedir a um espírito auxiliar orientação ou assistência durante um trabalho xamânico é o mesmo processo que pedir a mesma coisa a uma divindade ou a outra entidade desencarnada, que é o que muitas pessoas pedem quando rezam. A única diferença significativa que encontro é que o xamanismo permite que um número virtualmente infinito de entidades seja o objeto desse pedido. Imagino que alguns do praticantes de religiões tradicionais teístas (especialmente monoteístas) se possam sentir ofendidos pela noção de que o que estão a fazer quando rezam é, essencialmente, a mesma coisa que um praticante de xamanismo faz, sem lhe dar esse nome. E questiono-me se a Sandra estará a não mencionar a oração para não ofender essas pessoas.

Obrigado por tudo o que faz a favor do mundo.

Atenciosamente,

John

Não há dúvida de que a oração é uma força de cura poderosa para a nossa vida pessoal e também para o planeta. E imagino que todos os que leem a Notícias de Transmutação rezem e também tenham a sua forma de rezar.

O objetivo da Notícias de Transmutação tem sido o de ensinar as pessoas a viverem uma vida consciente, para que sejamos uma oração viva e incorporemos a oração a cada minuto das nossas vidas e em todas as atividades nas quais nos envolvemos durante o dia.

Podemos rezar o que quisermos mas, se não vivermos a vida de forma consciente, então as nossas orações não têm o verdadeiro poder transformador que é possível terem. A vida também é uma cerimónia. E nós temos tendência para separar as nossas orações e o nosso trabalho cerimonial da nossa maneira diária de estarmos no mundo.

A Notícias de Transmutação tem-se baseado no trabalho de Medicina para a Terra que facilito e o princípio fundamental do ensinamento deste trabalho é: quem nos tornamos é que muda o mundo e não o que fazemos. E temos de viver a partir de um lugar de amor e de unidade. Devemo-nos focar e concentrar nas práticas, orações e cerimónias que criam mudança. Devemos encontrar harmonia interior e viver a partir desse ponto, ao usarmos a nossa imaginação para criar o mundo que sustenta a bondade da vida e a própria Terra.

Na nossa cultura, tendemos a separar o nosso trabalho espiritual e as nossas orações da forma como vivemos a nossa vida. E a chave é integrarmos, como uma oração viva, o andarmos nesta fantástica Terra com cada respiração que fazemos.

O nosso mundo interior está-nos a ser refletido no nosso mundo exterior. Por isso, devemo-nos tornar artesãos da nossa paisagem interior, nutrir o solo e plantar sementes que criem as vidas que queremos para nós e para o mundo.

Não estou a tentar retirar o poder da oração a nenhum nível. Mas apenas rezar e não tomar a responsabilidade pelo trabalho pessoal que precisamos de fazer, para transformar as nossas vidas e as do mundo, pode não conduzir ao resultado final de que estamos à espera.

Sim, os milagres acontecem com a oração. E eu sei que muitos de nós têm testemunhado esses milagres nas nossas próprias vidas e nas vidas dos outros.

Mas quando nos ajoelhamos para rezar pela paz no mundo, temos de ser uma oração ambulante de paz. Temos de aprender a transformar a energia por detrás dos nossos pensamentos e emoções numa energia de paz. Temos de plantar sementes de paz no nosso jardim interior. Temos de nos tornar paz. Temos de ser capazes de envolver todos os nossos sentidos quando imaginamos as pessoas a viverem em paz. E isto requer muito trabalho pessoal por nós próprios, que deve ser integrado com oração, cerimónias e outras práticas espirituais que possamos fazer.

Nestes 16 anos de Notícias de Transmutação tenho escrito, mensalmente, sobre as ferramentas com as quais podemos trabalhar para nos tornarmos mais conscientes e para nos tornarmos quem devemos, com o objetivo de criar o que desejamos ver enquanto, em simultâneo, nos desprendemos do resultado e do tempo em que isso possa ocorrer.

Ao longo dos anos, de tempo a tempo, resumi as práticas que nos iriam ajudar a tornarmo-nos numa oração viva. Escrevi, outra vez, um pequeno resumo na Notícias de Transmutação de Novembro de 2015. Os que forem novos leitores da Notícias de Transmutação podem ver este pequeno resumo.

Tenho encorajado os que fazem viagens xamânicas e meditação a pedirem orientação sobre as mudanças positivas que podem fazer nas nossas vidas, que alimentem a nossa própria saúde e a saúde da Terra. Mas, quer façamos uma viagem xamânica para pedir ajuda, meditemos para cair na nossa paisagem interior e na Fonte que existe dentro ou rezemos, continuam a ter de fazer o vosso trabalho.

Não importa que religião seguem, nem como rezam. Todas as religiões e orações podem ser facilmente integradas em práticas para viver uma vida mais consciente e para incorporarem o vosso trabalho de oração. A chave é FAZER o trabalho para SERMOS a oração e o trabalho. E, como vivemos vidas tão aceleradas e ficamos tão sobrecarregados com o que vemos na comunicação social, a minha “missão” tem sido a de nos manter inspirados e focados em como sermos verdadeiros agentes de mudança, conscientes e positivos, nas nossas vidas e na Terra.

A lua cheia é a 23 de Março. Continuemos a juntar-nos, seja através da oração, meditação ou viagem xamânica, para experienciarmos verdadeiramente a nossa luz divina. E vamos, juntos, deixar que essa luz brilhe dentro e através desta extraordinária Terra e toque toda a vida. A chave, de novo, é incorporar a luz e não pensar nisso como um conceito mental. Devemo-nos tornar na luz.

Para os que são novos leitores da Notícias de Transmutação, por favor leiam “Creating a Human Web of Light”, no site, com instruções para a nossa cerimónia da lua cheia.

Celebramos o Equinócio a 19 de Março. Recebemos a Primavera no Hemisfério Norte e o Outono no Hemisfério Sul. Este é sempre um tempo de grande mudança, ao transitarmos para estas novas estações poderosas onde tanta mudança ocorre na natureza.

Para celebrar o Equinócio, gostaria que continuássemos a cultivar o nosso Mundo Interior e a nossa paisagem interior. Ao fazê-lo juntos, alimentamos a saúde de toda a vida e da Terra. Criamos um jardim global dentro e fora.

Verifiquem os locais do vosso jardim interior que precisam de pousio e encontrem novo espaço para trabalharem. Lembrem-se de que o nosso jardim interior é muito amplo.

Curvem-se e ponham os dedos na Terra. Sintam os grãos do solo e a sua riqueza. Deixem-nos passar através dos dedos. Divirtam-se a brincar com o solo. Provem o solo e cheirem a sua fragrância. Imaginem-se a andar descalços no solo, verdadeiramente conectados com a energia e o bater do coração do vosso jardim interior. Se o solo está seco e duro, então é sinal de que têm sido negligentes a cuidar do vosso Mundo Interior. Lembrem-se que os povos indígenas têm muita luz e alegria a irradiar pelos olhos devido à riqueza do Jardim Interior que continuam a cultivar.

Reflitam sobre o que o vosso solo precisa e que plantas têm de ser removidas que já não vos servem. Sintam paixão ao fazê-lo. Não o pensem como um trabalho. Pensem-no como uma brincadeira e algo que alimenta e enriquece a vossa alma.

Pensem nas sementes selvagens que querem espalhar enquanto dançam e se movem no vosso jardim interior. Espalhem sementes de boa saúde, paz, amor, luz, harmonia, entre outras. Espalhem sementes do vosso sonho do coração. Cantem para estas sementes para que elas saibam que são plantadas com amor.

Depois de o fazerem, podem empurrar suavemente as sementes para dentro do solo. E depois regá-las com amor.

No Hemisfério Sul, é tempo de honrar as plantas e árvores que nos têm dado grande beleza. Sintam as folhas e os ramos que agora estão secos e frágeis. O que, outrora, estava vivo e refletia tanta beleza está agora pronto para regressar à Terra para ser transformado em adubo, enquanto o vosso jardim terrestre interior e exterior descansa no outono e no inverno. Observem que partes do vosso Mundo Interior precisam de regressar à Terra para que o vosso solo se possa regenerar e transformar-se em terra rica, que irá abraçar as sementes que vocês plantam quando a Primavera regressa.

Visitem o vosso jardim interior e deixem-no descansar. Façam o que se sentirem chamados a fazer. Cantem uma canção de gratidão por tudo o que tem trazido grande beleza à vossa vida. Reflitam no que precisam de deixar ir da vossa vida diária e o que precisa de ser colocado em descanso. Foquem-se em como sentem o solo do vosso jardim interior e, ao porem os vossos pés no solo, conectem-se profundamente com a mudança que sentem que a terra irá atravessar durante esta mudança de estação. Vocês são natureza. Podem-se alinhar com a mudança das estações ao fundirem-se com a terra onde vivem e ao sentirem como o vosso corpo está a mudar e como precisam de tomar conta de vocês durante o outono.

Quer estejam a receber a primavera ou o outono, plantem algumas sementes de ervas num recipiente dentro e/ou fora de casa. Alimentem com amor as plantas que crescem dessas sementes. Cantem diariamente para as sementes. Falem com as plantas à medida que elas crescem fortes para fora do solo rico onde as plantaram. Observem o crescimento ao longo do tempo e mantenham a vossa planta alimentada com amor. E, quando a planta estiver crescida, comam as ervas. Reflitam em como comemos a energia dos pensamentos e as energias com que alimentamos o nosso jardim interior e o exterior.

Escolham ser mais diligentes sobre o tomar atenção às energias que enviamos para nós, para os outros, para a natureza e para o mundo. Porque, no final, digerimo-las no nosso corpo e nas nossas próprias vidas.

Junto-me à nossa comunidade global nos votos de um alegre Equinócio para todos!

Recommended Posts