Notícias de Transmutação: Agosto de 2020
Há tantos anos que escrevo sobre o lado sombra da comunidade xamânica que navega na superfície das ondas. Ao surfar na superfície das ondas aprendemos a andar bem na água.
Mas será que acabamos por perder uma parte valiosa da iniciação e da viagem de regresso ao nosso verdadeiro eu quando não nos deixamos afundar nas ondas? Embora vivamos no desconhecido, preferimos um desconhecido que não envolva afundarmo-nos na escuridão da vida – uma iniciação comumente chamada de Noite Escura da Alma.
Mas é aqui que aprendemos a conversar com a nossa alma. É aqui que abandonamos a nossa identidade anterior para vermos a beleza, as bênçãos e os pontos fortes da nossa paisagem interior. Quando o descobrimos, entramos numa glória de amor e de luz que nunca experienciámos nesta Terra. Mas é preciso estar disposto a fazer uma viagem num território sobrenatural que todos percorremos quando adoecemos, quando perdemos algo ou alguém importante, quando experimentamos o sofrimento, a dissolução, a falta de fé e assim por diante.
No mundo ocidental moderno, muitos de nós chamámos energias transformadoras durante este período. Dissemos que nos queríamos transformar. Tentámos fazê-lo descobrindo práticas que nos fazem sentir em paz e que aumentam as nossas endorfinas para nos fazer sentir bem. Mas esta pode não ter sido a melhor decisão. Porque isto mantém-nos a nadar na superficie das ondas de mudança.
Quando pedem uma transformação em Xamanismo, pedem para entrar na Noite Escura da Alma. Este é um território tão incrível que parece assustador, uma vez que somos despojados da nossa identidade e de tudo o que pensamos conhecer.
Mas que rica viagem quando, tirando aquilo que não serve mais a vossa identidade, são conduzidos a encontrar o vosso verdadeiro eu, poder, força, luz interior e amor. Porque vocês são um verdadeiro reflexo das forças criativas do universo e é o que descobrirão ao atravessar o território chamado Noite Escura da Alma. Irão descobrir aspetos do amor incondicional e irão experimentar uma luz que nem sabiam que existia.
Nesta iniciação, morrem para o ego enquanto estão vivos, renascendo para um ser que é autosuficiente em todas as suas necessidades.
Acredito, realmente, que quando alguém aprende a atravessar a Noite Escura da Alma, aprende a superar qualquer onda que a vida traz com poder e força. Vocês tornam-se uma presença de amor e de luz incondicional muito além do que já experimentaram até aqui.
Se quiserem aprender sobre este território e como percorrê-lo, podem inscrever-se no meu novo curso The Dark Night of the Soul as a Portal to the Shaman’s Light.
Podem registar-se aqui: https://shiftnetwork.isrefer.com/go/dnsSI/ingerman/
Deixei o Facebook por um tempo porque precisava de uma pausa. Mas voltarei para trabalhar com os participantes do meu novo curso.
Antes de sair, encontrei este lindo texto de Jack Wyrd na página do Facebook do The Shamans Cave. O Jack deu-me permissão para partilhá-lo convosco.
BÊNÇÃOS DA LIBÉLULA
Os exuvae (em latim) são restos de animais que precisam de perder a pele para crescer. A libélula é um animal que passa os dois primeiros anos como ninfa aquática, a nadar e a respirar na água, sem nunca tocar o ar. Mas uma vez que encontra tudo o que precisa no mundo húmido por baixo das ondas arrasta-se para o ar. Lá, as libélulas são incapazes de respirar e de ver. Confiam que vão mais em direção à luz, para o desconhecido. Lá, desamparadas, abrem as asas.
É um fenómeno de verão. Enquanto deixam entrar ar nos pulmões pela primeira vez, devem ficar ao sol a secar as asas e a endurecer a casca. Não sabem o que esperar, mas sabem que devem. Não deixam o medo detê-las; só sabem que está certo. À medida que se erguem, dragões do céu, largam os seus antigos exuvae. E não olham para trás, apenas voam.
É verão, altura de transformações sob o sol. Que sejamos como a libélula, confiando o suficiente para fazermos as transformações que devemos e voando livremente como deveríamos. Que possamos incorporar as belas bênçãos da libélula.
Jack Wyrd pratica e ensina xamanismo essencial e organiza círculos mensais de viagens comunitárias em Bangor, na área de Maine. Vai lançar em breve um livro espiritual, provisoriamente intitulado Maine’s Rarest Creatures: a Field Guide to Mythological and Legendary Creatures and Beings of New England and Adjacent Canada (sem tradução em português), que será publicado em junho de 2021 pela Down East Books. Podem confirmá-lo na página do Facebook do Jack.
A lua cheia é a 3 de agosto. Vamos deixar-nos cair nas profundezas da nossa luz espiritual que está a chegar até nós. Conheçam o alcance da vossa própria luz. Juntem-se à luz radiante da nossa comunidade global e deixem-na construir um campo saudável de energia para todas as formas de vida.
Se são novos leitores da Notícias de Transmutação, por favor, visitem “Creating a Web of Light” na página principal do site.